A semana Ciclo Siete é dedicada às questões de sustentabilidade, que através de diferentes atividades, tem como objetivo incentivar a prática de ações que contribuam com a proteção do meio ambiente.

Nessa semana, cada dia é dedicado a um público específico (famílias, estudantes, organizações, entre outros) a fim de mostrar ao mundo que as pequenas ações somadas, podem gerar grandes transformações e, assim, sensibilizar sobre os temas sociais, ambientais e econômicos de uma região, impactando de forma positiva os ecossistemas e todas as pessoas interessadas no desenvolvimento sustentável.

Foram realizadas 3 ações no Zoo Pomerode, sendo elas: entrega de 2 mil mudas de Palmito-Juçara (espécie nativa da Mata Atlântica que está ameaçada de extinção) para os visitantes; Realização de palestras para as Escolas Estaduais no município de Pomerode sobre sustentabilidade, atendendo mais de 1.100 alunos, e o lançamento do Concurso Cultural de Vídeo – Ciclo Siete; Divulgado nas redes sociais do Zoo Pomerode a aquisição de 660 placas fotovoltaicas pela Instituição, e que serão instaladas para a captação de energia solar, demonstrando o compromisso do Zoológico com a Sustentabilidade.

Ainda no mês de abril, tivemos programação especial em comemoração à Osterfest, onde realizou-se como atividade de Enriquecimento Ambiental, a entrega dos “ovos de páscoa” para os animais, que incluíam apresentações didáticas com temas diversos, sobre os animais e a instituição.

Durante a comemoração foi preparada a “Alameda Osterbaum”, um espaço para encantar os visitantes. As Osterbaum montadas nesse espaço, foram decoradas com ovos naturais de ema, emu e casuar, sendo que alguns foram coloridos artificialmente, outros preservados na coloração natural. Junto à este espaço foi preparado também, um ambiente com coelhos, os animais mais representativos da Páscoa. Houve também a pintura facial, como mais uma forma de sensibilizar o público, principalmente as crianças, que puderam registrar na pele, de forma lúdica, seu animal favorito.