CUIDADOR

Bem-estar

Quando se pensa em todos os animais que vivem no Zoológico, automaticamente muitas pessoas se perguntam quem cuida de todos eles. Diversos profissionais se dedicam para esta tarefa, como biólogos, veterinários e zootecnistas, mas uma figura muito importante neste contexto é o cuidador.

As vezes chamados de tratadores, sua função vai muito além de colocar alimento para os animais: ele é responsável também pela limpeza e higienização do ambiente, incluindo as piscinas, bebedouros e tocas; reposição de substratos e estruturas como poleiros, monte de folhas e areia, para proporcionar que os animais tenham um ambiente dinâmico e enriquecido; participação em atividades de condicionamento e enriquecimento ambiental, que fazem parte do programa de bem-estar animal; e claro, são os que mais convivem com cada animal, conhecendo suas manias, preferências e identificando qualquer alteração no comportamento que possa surgir. Ou seja, eles são personagens fundamentais para garantir a saúde e qualidade de vida dos animais, por isso, o título correto é realmente cuidador de animais.

Ser cuidador não é tarefa fácil, pois é um trabalho que exige dedicação intensa aos animais que estão sob sua responsabilidade. Apesar de existir uma rotina diária, para assegurar que todos os animais tenham suas necessidades atendidas, sempre há algo diferente acontecendo e algo novo para aprender. Quanto mais tempo de convivência com cada espécie, maior o conhecimento sobre seus hábitos e a melhor maneira de cuidar dela. Como forma também de garantir que este aperfeiçoamento seja contínuo, o corpo técnico do Zoo realiza cursos semanais com cada equipe de cuidadores, abordando temas como segurança, biosseguridade, comportamento animal e bem-estar, para manter todos atualizados e motivados para a realização de suas atividades. 

Se engana também quem pensa que ser cuidador é fazer carinho ou brincar com os animais. Devemos lembrar que os indivíduos que vivem no Zoológico são animais selvagens, e devido aos seus comportamentos naturais, não estão acostumados a este tipo de proximidade com os seres humanos, portanto a segurança é um fator fundamental. Mas, não ter contato direto com os animais, não significa que o carinho com cada um não exista, pelo contrário, quanto mais você entende o que é melhor para cada espécie e respeita estas necessidades, maior é o carinho e cuidado que se tem com ela. Outro detalhe importante é que os cuidadores trabalham diariamente, seja fim de semana ou feriado, afinal os animais precisam de cuidados todos os dias do ano.

Por isso, sempre que vier ao Zoológico e encontrar um cuidador, aprecie seu trabalho e seja cordial, mesmo que naquele momento não seja possível visualizar o animal, porque ele está dentro de sua área interna para que o cuidador possa ter acesso ao recinto e fazer a manutenção necessária, entenda que esta é uma atividade essencial para garantir que o animal que vive ali tenha bem-estar.