AMBIENTES

Bem-estar

Ter uma casa confortável, onde possamos relaxar e desfrutar de todos os seus recursos é o que todos procuramos, não é mesmo? Por isso, cada ambiente aqui no Zoo é pensado com muito carinho para realmente ser um verdadeiro lar para os animais que vivem nele. Afinal, cada espécie mantida aqui no Zoo Pomerode tem suas particularidades e precisamos garantir que todos os indivíduos possam expressar seus comportamentos.

Buscamos oferecer ambientes dinâmicos e com possibilidades de escolhas. Isso mesmo, o animal decide o que quer fazer e onde ficar, incluindo se querem ou não serem vistos pelo público. Dentro de cada ambiente, são oferecidas estruturas adequadas aos hábitos da espécie: se for um animal que gosta de água, como as lontras, o ambiente tem uma grande piscina, se forem animais que gostam de ficar entre galhos de árvores, o ambiente terá vários poleiros e assim por diante. Em cada lugar, eles têm espaço para tomar sol ou ficar na sombra, tomar chuva ou não, tem substratos diferentes (grama, areia, barro, monte de folhas), tocas e tem as áreas internas, também chamadas de cambiamentos, onde o visitante não consegue visualizar os animais.

Algumas espécies estão mais adaptadas ao calor e outras ao frio, então para garantir conforto térmico, seus ambientes possuem áreas climatizadas conforme sua necessidade. Por exemplo, os pinguins têm em seu ambiente ar-condicionado que mantém a temperatura em 16°C, as lhamas têm ventiladores em seus cambiamentos, os primatas que são de florestas tropicais e quentes possuem aquecedores para o período de inverno, e os répteis têm tocas e placas aquecidas no solo para fornecer um gradiente de temperatura.

Outra parte importante da ambientação é a vegetação, pois as plantas também auxiliam no conforto térmico e ainda servem de abrigo para alguns animais. Em determinados ambientes temos uma vegetação mais densa, com grandes árvores, e em outros, uma vegetação mais rasteira e aberta. Tudo depende das necessidades e comportamentos de cada espécie. Além disso, muitos animais adoram brincar com as plantas e acabam destruindo grande parte delas, portanto a renovação é constante. Além de todas estas estruturas e recursos fixos, também existe a oferta de elementos temporários, como material para construção de ninhos em épocas reprodutivas.

Pensando em melhorar cada vez mais o ambiente de cada espécie, o Zoo Pomerode está em processo de ampliação. Atualmente, nosso espaço tem uma área aproximada de 35 mil metros quadrados, mas em breve serão mais de 100 mil metros quadrados de área ocupada. Este espaço será destinado para os novos lares das nossas elefantas, girafas, zebras, hipopótamos e também poderão abrigar outros animais, com necessidade de aliados para sua conservação. Esta ampliação está sendo realizada com os recursos próprios do Zoo, que depende em mais de 95% da venda de ingressos. Por este motivo, está sendo planejada e executada com muita responsabilidade, para garantir o bem-estar dos animais que já moram no Zoológico.

Todo este cuidado demonstra a preocupação de toda equipe do Zoo Pomerode com a qualidade de vida dos animais que tem o Zoo como seu lar. Afinal, relembrando, a maioria deles hoje vive aqui porque sofreram acidentes ou situações de maus-tratos e não apresentam mais condições de sobreviverem sozinhos no habitat natural, sendo essencial todo nosso empenho em oferecer o melhor a eles. Já os outros animais nascidos em Zoológicos, Aquários e outras instituições parceiras, representam a esperança de salvar a espécie da extinção, por isso, também é fundamental cuidá-los com todo nosso carinho.

Quando vier ao Zoo, aproveite para observar as particularidades de cada ambiente e como os animais desfrutam dele. Lembre-se que o animal estar dormindo também é uma forma dele aproveitar o ambiente, pois temos muitas espécies crepusculares e/ou noturnas que precisam descansar durante o dia. Ao perceber todos estes detalhes, com certeza seu passeio será mais enriquecedor!