Classe: Mamíferos
Ordem: Cingulata
Família: Dasypodidae
Estado de Conservação: Pouco Preocupante
Habitat: Encontrado em ambientes secos, como áreas abertas, campos, pastagens, e também em bordas de florestas.
Ocorrência: Do Suriname ao norte da Argentina e em todo o Brasil.
Características: Possui coloração amarronzada e uma carapaça provida de seis a sete bandas transversais móveis, com pelos longos e esparsos. A cabeça é triangular e coberta por muitas escamas ósseas, exceto o focinho, os olhos pequenos e as orelhas. A cauda é moderadamente longa e cilíndrica. As patas são curtas e possuem 5 unhas fortes. Pesam até 5 kg e medem cerca de 40 cm.
Reprodução: Pode ter de 1 a 3 filhotes por gestação que dura em média 60 dias. No período reprodutivo ou quando se excita expele um odor almiscarado.
Alimentação: Utiliza o olfato para localizar o alimento. Onívoro, tem cerca de 90% da sua dieta composta de matéria vegetal, como raízes e frutos. Também consome pequenos vertebrados, insetos e até carniça.
Curiosidades: O tatu quando nasce tem a carapaça muito mole, mas com o tempo a pele vai engrossando no dorso e nos lados formando a armadura. Mesmo assim, depois de adulto se necessário, o tatu estica sua pele para conseguir virar e dobrar o próprio corpo, ficando protegido pela carapaça.