Classe: Mamíferos
Ordem: Cingulata
Família: Dasypodidae
Estado de Conservação: Pouco Preocupante
Habitat:Florestas, pastagens e áreas abertas.
Ocorrência: Desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina.
Características: Possui o dorso, cauda e topo da cabeça cobertos com placas dérmicas ossificadas de coloração mais escura, com alguns pelos entre os escudos da carapaça. Orelhas grandes, cabeça alongada com focinho longo e pontudo. Pernas curtas e robustas. Pesam até 4 kg e pode medir de 39 a 60 cm de comprimento.
Alimentação: São generalistas e oportunistas. Grande parte de sua dieta é matéria animal, como larvas, insetos, aracnídeos e minhocas. Mas, podem consumir frutas, sementes e fungos também.
Reprodução: A gestação tem duração 4 meses e sempre nascem filhotes idênticos e em número par. Este fenômeno é chamado de poliembrionia, pois os filhotes se desenvolvem a partir de um mesmo óvulo fertilizado. A amamentação dura 2 ou 3 meses, mas o pleno desenvolvimento do filhote acontece com 3 ou 4 anos de idade.
Curiosidades: O tatu-galinha consegue acumular uma grande quantidade de oxigênio, prendendo sua respiração por até 6 minutos. Assim, eles podem cruzar pequenos córregos e rios nadando ou simplesmente caminhando pelo fundo. Além disso, ao prender o ar, o animal também consegue regular um pouco sua flutuabilidade