Classe: Mamíferos
Ordem: Pilosa
Família: Myrmecophagidae
Estado de Conservação: Pouco Preocupante
Habitat: Campos e florestas, preferindo áreas de bordas e matas ciliares.
Ocorrência: América do Sul: desde a Venezuela até o Brasil, onde está presente em todos os estados.
Características: O corpo possui coloração amarelada, onde destaca-se um “colete” preto que inicia nos ombros e termina na base da cauda. Seu comprimento pode chegar a 140 cm, com a cauda, e pesar de até 7 kg. As patas posteriores possuem 5 dedos pequenos com unhas proporcionais e as anteriores possuem 4 dedos com garras centrais maiores. Os olhos são pequenos, cabeça alongada e focinho bem desenvolvido. A cauda é longa e semi-preênsil.
Alimentação: São insetívoros, especialistas na captura de formigas e cupins, inclusive de cupinzeiros arbóreos. Também podem alimentar-se de abelhas e mel.
Reprodução: O período de gestação é de 4 a 5 meses, nascendo apenas 1 filhote. Este é carregado nas costas da mãe ou deixado no “ninho” enquanto ela se alimenta.
Curiosidade: Quando acuados ou irritados ficam em posição de defesa, onde apoiam-se nas patas posteriores com o auxílio da cauda, deixando os membros anteriores abertos como pinças esperando para agarrar. Não possuem dentição, mas sua língua longa é revestida de muco, sendo totalmente eficiente para sua alimentação.