Contato
Zoo Pomerode Bioparque - O Maior Zoológico de Santa Catarina

SUCURI-VERDE

Eunectes murinus

Classe: Répteis

Ordem: Squamata

Subordem: Serpentes

Família: Boidae

Estado de Conservação: Não consta

Habitat: Pântanos e margens cobertas de mato de rios e córregos lentos.

Ocorrência: América do Sul.

Características: Os desenhos de seu corpo, do pescoço até a cauda, lembram a letra “O”. Sua face possui dois riscos laterais, um deles surge do olho e o outro, da parte de cima da cabeça. Pode medir até 5 metros de comprimento e pesar 97 kg.

Alimentação: Carnívora, alimenta-se exclusivamente de espécies aquáticas ou semiaquáticas, incluindo uma grande variedade de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e ovos.

Reprodução: Vivíparas, sendo o período de incubação de 6 a 7 meses. As fêmeas podem dar à luz até 100 filhotes, que já nascem com 70 a 80 cm de comprimento e não recebem cuidados dos pais. 

Curiosidades: Sucuris-verdes são mais ativas no início da noite. Para evitar invasores, as sucuris-verdes se escondem escavando na lama ou fugindo para a água mais próxima. No entanto, quando atacados ou ameaçados diretamente, as sucuris se enrolam em uma bola. Esse comportamento permite que elas protejam a cabeça e também que atinjam o atacante. Elas também se defendem emitindo um odor de suas glândulas cloacais.

15 a 20 anos

Expectativa de vida

RÉPTEIS

CLASSE

Squamata

ORDEM

participe DESTE PROJETO