Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Turdidae
Estado de Conservação: Pouco Preocupante
Habitat: Áreas arborizadas, clareiras e bordas de mata.
Ocorrência: Quase todos os estados no Brasil e na Argentina.
Características: Possui o bico grande e amarelo, a coloração da plumagem tem o tom acinzentado com a região ventral mais clara. Tem tamanho médio de 21 centímetros de comprimento.
Alimentação: Alimentam-se de invertebrados e pequenos frutos, principalmente no solo. Gosta muito do fruto da aroeira (Schinus terebinthifolius).
Reprodução: A reprodução inicia-se em agosto, e nesta época ficam com o bico amarelo vivo, uma característica ligada à reprodução. O ninho apresenta formato de tigela, sendo feito com raízes e fibras com acabamento de barro nas paredes laterais dando solidez, dentro há um acolchoado de raízes finas e macias sem o barro. Colocam de 3 a 4 ovos de coloração azul-esverdeado com manchas e pintas ferrugíneas.
Curiosidade: Como outros sabiás, gostam de ciscar com o bico as folhas secas e escavar o chão. A cada movimento com o bico para a lateral, dão um salto para trás e ficam procurando presas, imóveis por alguns segundos. Se nada aparece, saltam para a frente, ciscam e retornam à posição original.