Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Pythonidae
Estado de Conservação: Vulnerável
Habitat: Savanas e florestas.
Ocorrência: Birmânia, Tailândia, China e Vietnã.
Características: O padrão de cor é esbranquiçado ou amarelado, isso devido a uma mutação que faz sua coloração se diferenciar do padrão normal. Quando adulto pode chegar a 7 m de comprimento e pesar até 90 kg.
Alimentação: São carnívoras e mesmo podendo se alimentar de animais maiores, prefere pequenos mamíferos e aves. Durante o dia esconde-se e a noite sai próximo a rios em busca de alimento, sendo uma excelente nadadora.
Reprodução: Ovíparas, colocam até 100 ovos que são incubados pela fêmea que enrola-se em volta dos ovos e contrai os músculos para elevar a temperatura do próprio corpo, até uns 7 graus acima da temperatura ambiente, virando-os para que tomem sol de todos os lados. Os filhotes demoram 2 meses para nascer.
Curiosidades: É uma das espécies constritoras com alto potencial invasor, como ocorreu no sul da Flórida, Estados Unidos, onde existem estimativas de dezenas de milhares de pítons vivendo nos pântanos, acarretando grande desequilíbrio ambiental, ameaçando a fauna local.