Classe: Mamíferos
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Estado de Conservação: Quase ameaçada
Habitat: Florestas, áreas pantanosas e cerrados
Ocorrência: América do Sul, Central e parte da América do Norte.
Características: Pode medir até 2,40 metros, incluindo a cauda, e pesar 140 kg, sendo que as fêmeas são menores que os machos. A coloração da pelagem varia do amarelo ao castanho claro, destacando-se as manchas negras que formam rosetas de tamanhos distintos, com pintas em seu interior.
Alimentação: Carnívora, alimenta-se de veados, capivaras, antas, macacos, queixadas, jacarés, cateto, entre outros vertebrados.
Reprodução: A gestação varia de 90 a 110 dias, podendo nascer de 1 a 4 filhotes, sendo que a média é de 2 filhotes por gestação. A mãe cuida dos filhotes até completarem cerca de 2 anos. Neste período ela também os ensina a caçar e sobreviver.
Curiosidades: É o maior felino do continente Americano e possui grande força muscular, tanto que a sua mordida é considerada a de maior potência dentre os felinos. Podem ocorrer indivíduos inteiramente negros, conhecidos como panteras-negras. Mas, esta é apenas uma característica melânica da espécie. Por isso, mesmo nessas onças de coloração diferente, as pintas podem ser vistas