Classe: Mamíferos
Ordem: Primatas
Família: Callitrichidae
Estado de Conservação: Em Perigo
Habitat: Mata Atlântica
Ocorrência: Em São Paulo, encontrada em áreas protegidas, principalmente no Morro do Diabo, Estação Ecológica Estadual Caetetus e na Estação Ecológica Mico-Leão-Preto.
Características: Tem o corpo coberto por uma pelagem longa, predominantemente preta, com exceção do dorso, que apresenta coloração alaranjada. Pode pesar entre 300 e 700 gramas e medir de 20 a 35 centímetros sem contar a cauda.
Alimentação: Além de frutos, sua dieta também é composta por néctar, flores, exsudatos, invertebrados e pequenos vertebrados, como anuros, lagartos e aves.
Reprodução: A fêmea geralmente dá luz a gêmeos, uma vez ao ano, após uma gestação de 125 a 132 dias. Os demais integrantes do grupo auxiliam no cuidado parental até que o filhote possa se locomover sozinho.
Curiosidades: Os micos-leões desempenham um papel ecológico de suma importância, pois dispersam as sementes da maioria dos frutos que consomem. Quando um mico-leão engole as sementes, várias delas passam intactas por seu trato digestivo, continuando viáveis para germinação. Ao defecar, estes primatas depositam as sementes em um local distante da árvore-mãe. Assim, eles ajudam a espalhar inúmeras plantas pelas florestas.