Classe: Mamíferos
Ordem: Primatas
Família: Callitrichidae
Estado de Conservação: Em Perigo
Habitat: Mata Atlântica
Ocorrência: Atualmente são encontrados principalmente na Reserva Biológica Poço das Antas, com pouco mais de 5 mil hectares e na Reserva Biológica União, com 2.500 hectares. As duas ficam no Rio de Janeiro.
Características: Possui a pelagem de coloração que varia de dourado a vermelho-dourado e laranja, com maior acumulação de pelos em torno da cabeça, formando uma juba. A cauda pode apresentar tons pretos ou marrons, assim como as patas. Mede 33 centímetros, sem contar a cauda, e pode pesar 700 gramas. Machos e fêmeas são bastante semelhantes.
Alimentação: Alimenta-se de néctar, frutos, sementes, ovos, invertebrados, anfíbios, lagartos e pequenas aves.
Reprodução: A gestação dura aproximadamente 129 dias e os nascimentos ocorrem de setembro a março. Geralmente nascem 2 filhotes, variando de 1-3 em casos mais raros.
Curiosidade: Através de estudos comprovou-se que os micos-leões-dourados alimentam-se dos frutos de 97 árvores, das quais 76 espécies tem suas sementes ingeridas e liberadas nas fezes, que podem germinar e originar mais árvores, evidenciando o papel ecológico dessa espécie.