Classe: Mamíferos
Ordem: Cetartiodactyla
Família: Hippopotamidae
Estado de Conservação: Vulnerável
Habitat: Vive nas savanas, sempre em áreas próximas a rios e lagos.
Ocorrência: África
Características: Pode pesar até a 3,5 toneladas e medir aproximadamente 4,30 m de comprimento. A pele é grossa, com cerca de 5 cm de expessura e desprovida de pelos, exceto nos lábios, orelhas e extremidade da cauda. A cabeça é grande, as pernas são curtas. Os dentes caninos, é de marfim como nos elefantes, crescem continuamente, sendo a maior arma de defesa dos machos, podendo medir até 50 cm.
Alimentação: Por noite, passam em média cinco horas pastando, mas não se deslocam muito além do seu território, consumindo cerca de 60 kg de ervas e gramíneas por dia. Mesmo tendo plantas aquáticas disponíveis, preferem sair a noite para pastarem.
Reprodução: A gestação dura 240 dias, nascendo um filhote que pode pesar até 50 kg. A cópula, o nascimento e a amamentação, ocorrem geralmente dentro da água. O filhote permanece tendo o cuidado da mãe por alguns anos, ou até ela ter outra gestação.
Curiosidades: Suas glândulas sudoríparas secretam um líquido viscoso de cor avermelhada, que os protegem dos raios ultravioletas. Podem permanecer submersos na água até 6 minutos sem respirar.