Contato
Zoo Pomerode Bioparque - O Maior Zoológico de Santa Catarina

GRALHA-PICAÇA

Cyanocorax chrysops

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Corvidae

Estado de Conservação: Pouco Preocupante

Habitat: Florestas e cerrado.

Ocorrência: No Brasil ocorre nos estados Piauí, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Características: Sua coloração é azul marinho, exceto na cabeça, o pescoço anterior e a garganta que são negros; o peito, barriga e ponta da causa são branco-amarelados. Na cabeça destacam-se uma mancha pós ocular e a nuca azul-esbranquiçada reluzente, possui a íris amarelo-enxofre. Mede em média 34 cm de comprimento.

Alimentação: Em matas de araucárias consome pinhões, mas também não rejeita insetos, frutos e, às vezes, ovos de outras aves.

Reprodução: Põe de seis a sete ovos grandes, de cor azul-celeste com detalhes brancos. Na época reprodutiva deixa os bandos, geralmente de dez a 20 indivíduos, para viver a dois. O ninho é feito em árvores altas e espinhentas, para evitar predadores.

Curiosidade: Sempre que possível, retiram os pinhões ainda da pinha. Muitas vezes ocorre que no momento em que a gralha bica a pinha para retirar o pinhão, a mesma se desprende e acaba caindo no solo. As gralhas dificilmente descem até o chão para apanhar os pinhões, porém, quando já estão se alimentando de um pinhão e o mesmo cai no solo, elas descem para buscá-lo. Esse fato é possível graças à excelente visão que elas possuem, onde miram o alvo e chegam com precisão até ele.

37 anos

Expectativa de vida

Aves

CLASSE

Passeriformes

ORDEM

participe DESTE PROJETO