Contato
Zoo Pomerode Bioparque - O Maior Zoológico de Santa Catarina

GIRAFA

Giraffa giraffa

Classe: Mamífero

Ordem: Artiodactyla

Família: Giraffidae

Estado de Conservação: Vulnerável

Habitat: Áreas enriquecidas com Acácia; cerrado, pastagens, florestas e áreas abertas.

Ocorrência: Continente africano. São encontradas na África do Sul, Botswana, nordeste da Namíbia, sudoeste da Zâmbia e Zimbabwe.

Características: É o mamífero mais alto do mundo. Os machos medem em média 5,7 m e as fêmeas geralmente são mais baixas. Machos podem pesar quase 2 toneladas enquanto as fêmeas pesam até 1.180 kg. Seu pelo possui manchas e o padrão da pelagem varia, sendo adequado para a camuflagem nos diferentes habitats. As manchas podem ser de tamanho pequeno, médio ou grande. As cores variam do amarelo ao preto. Possuem pernas dianteiras mais longas do que as traseiras. Seu pescoço possui 7 vértebras alongadas. As estruturas no alto da cabeça, chamadas ossicones, são ossos salientes cobertos com pele e pelos. As fêmeas possuem ossicones finos e tufados e os machos tem ossicones grossos com pelo mais liso. Sua língua tem 45 cm de comprimento e serve para coletar os alimentos no alto das árvores. Os dentes incisivos superiores e caninos estão ausentes.

Alimentação: Consomem folhas, flores, legumes e frutas. Come no solo também em áreas onde o chão do cerrado é salgado ou cheio de minerais. Cerca de 66 kg de alimento podem ser consumidos por um adulto em apenas um dia. Girafas são ruminantes e possuem um estômago com 4 câmaras. 

Reprodução: O acasalamento ocorre entre maio e agosto e o período de gestação é cerca de 400 dias. Nasce somente um filhote por gestação. O filhote pode pesar 55 kg e 2 metros na altura dos ombros. A maturidade sexual ocorre por volta de 3 anos na fêmea e por volta dos 4 anos no macho.

Curiosidade: As girafas dão à luz em pé ou andando. O filhote cai de uma altura de 2 metros no chão. Descansam durante a noite em pé, mas ocasionalmente pode deitar com os olhos semifechados. Quando descansam, a cabeça fica apoiada em uma perna com o pescoço formando um impressionante arco.

15 a 20 anos

Expectativa de vida

MAMÍFEROS

CLASSE

Artiodactyla

ORDEM

participe DESTE PROJETO