Estes flamingos foram vítimas do tráfico de animais silvestres e sofreram amputação de parte da asa. Apreendidos pelo IBAMA no Estado do Espírito Santo foram encaminhados ao Zoo Pomerode para cuidados. Este procedimento impede de forma permanente a capacidade de voo, impossibilitando sua reintrodução ao ambiente natural, que por serem aves migratórias necessitam voar para deslocar-se milhares de quilômetros.
Classe: Aves
Ordem: Phoenicopteriformes
Família: Phoenicopteridae
Estado de Conservação: Quase Ameaçada
Habitat: Lagos salinos e estuários.
Ocorrência: Peru, Bolívia, Chile e Argentina. No Brasil é encontrado no sul e sudeste.
Características: Apresentam a plumagem de coloração rosada. Os pés e a articulação tarsal são vermelhos e o bico tem a ponta negra. Pesam aproximadamente 3,5 kg e medem de 80 a 1,3 metros de altura, sendo que os machos são um pouco maiores que as fêmeas.
Alimentação: A alimentação dos flamingos ocorre através da filtragem da água. Assim eles consomem insetos, crustáceos, moluscos, algas, plantas e até pequenos peixes.
Reprodução: O ninho é construído pelo macho e pela fêmea e possui a forma de um cone, geralmente feito de barro e pedras, ficando próximo da água. A fêmea põe 1 único ovo que é incubado durante 26 a 31 dias, por ambos os pais.
Curiosidade: O comportamento de ficar em uma perna só e dobrar a outra abaixo do corpo é para conservar o calor do corpo e manter a perna aquecida, pois eles passam muito tempo forrageando na água.