Evento do Mês

Evento do mês de Junho de 2018



Em Junho, em virtude da Semana do Meio Ambiente, realizaremos um mês de ações voltadas ao tema “Acabe com a Poluição Plástica”, sugerido pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e ao “Ano do Cavalo-marinho”, campanha desenvolvida pela AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil).

Atualmente, os cavalos-marinhos e todos os outros animais são constantemente ameaçados pelo lixo, principalmente de origem plástica, que chegam em toneladas todos os anos nos mares. Em 20 anos, os cavalos-marinhos poderão desaparecer e segundo a ONU, se não mudarmos nossas atitudes, em 2050 haverá mais lixo no oceano que peixes. Por isso, torna-se urgente a conscientização sobre o uso destes materiais e sua correta destinação.

Os visitantes que estiverem no Zoo Pomerode, poderá entender melhor o impacto do plástico para a vida marinha e receber dicas de atitudes que contribuem com a proteção dessa biodiversidade, como a redução dos produtos descartáveis. Além disso, conhecer também a importância e as curiosidades dos cavalos-marinhos, os reis dos mares.

Nesta ação, nosso parceiro é a Associação R3 Animal, importante instituição que trabalha no resgate e reabilitação de animais em Santa Catarina. Eles trouxeram recipientes com conteúdo, principalmente plástico, encontrado dentro de animais mortos, ilustrando mais uma vez o impacto do nosso lixo para com a fauna. Além disso, construíram uma rede, como se fosse uma linha do tempo.

Os visitantes que estiverem no Zoo Pomerode neste período e participarem das atividades, entenderá que cada um precisa fazer a sua parte para minimizar este problema, mostrando-se cada vez mais comprometidos com a conservação destes animais.

 

QUAIS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS?

- Montagem de uma rede de pesca com fotos de animais impactados pelo lixo plástico e explicação sobre pesca fantasma.

- Escultura de cavalo-marinho feitas com bolas utilizadas como enfeite de natal, que foram encontradas em praias após queda de containers com este material cair no mar.

- Apresentação de 9 dicas para reduzir o consumo de itens plásticos e produtos descartáveis.

- Exposição de banner com exemplos de materiais e o tempo que levam para se decompor e desaparecer do ambiente, e outras informações.

- Apresentação de vídeo feito para a campanha Ano do Cavalo-marinho.

- Plaquinha e coroas que simbolizam a campanha Ano do Cavalo-marinho para fotos dos visitantes.

- Cartilha com atividades sobre o cavalo-marinho.

Arquivo(s) para Download:

Confira os outros meses:

» Novembro de 2018 - ANO DO TAMANDUÁ

» Outubro de 2018 - PINTURA DE CASQUINHAS PARA OSTERBAUM 2019

» Setembro de 2018 - CONHECENDO AS PROFISSÕES: O PAPEL DO BIÓLOGO E VETERINÁRIO NO BEM-ESTAR ANIMAL

» Agosto de 2018 - EXPOSIÇÃO DE MAQUETES E SUSTENTABILIDADE

» Julho de 2018 - PROJETO BUGIO

» Junho de 2018 - ACABE COM A POLUIÇÃO PLÁSTICA