Os Animais

Bicho do mês de Fevereiro de 2018

JACARÉ-DO-PAPO-AMARELO

Caiman latirostris

O jacaré-de-papo-amarelo tem a coloração verde-oliva quando adultos, pois enquanto filhotes são mais amarronzados, possuem pontos escuros na cabeça e lateral da mandíbula inferior. Possui este nome devido a época de acasalamento, onde estes animais costumam ficar com a área do papo amarelada. Esta espécie também se caracteriza por seu focinho curto e largo. Os machos adultos desta espécie podem atingir 3 metros, sendo que as fêmeas são menores e normalmente não alcançam 2 metros de comprimento.

Vivem em lagoas, brejos, manguezais e pântanos de água doce e salgada na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. No Brasil, a espécie é encontrada no Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampas, desde a região costeira do Rio Grande do Norte até no Rio Grande do Sul.

Sua alimentação é variada, podendo consumir invertebrados (artrópodes, crustáceos e moluscos) e vertebrados como os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos de pequeno e médio porte.

Estes animais fazem o ninho com material orgânico como folhas, gravetos e esporadicamente terra. A fêmea coloca em média 20 a 35 ovos que são incubados entre 65 a 90 dias. O acasalamento ocorre nos meses mais quentes do ano, pois o sexo do filhote é determinado pela temperatura em que os ovos são incubado, sendo que os filhotes nascem todos fêmeas entre 29º e 31º C, nascem todos machos com 33ºC e ambos os sexos com 34,5ºC. Apresentam cuidado parental por ambos os pais até aproximadamente 1 ano de vida. 

Apesar de seu estado de conservação estar listado como Pouco Preocupante segundo a IUCN, os jacarés sofrem com os impactos das atividades para expansão urbana, além de poluição, redução do habitat e caça.

Arquivo(s) para Download:

02.MÁSCARA.pdf

01.Labirinto.pdf

Confira os outros meses:

» Fevereiro de 2018 - JACARÉ-DO-PAPO-AMARELO

» Janeiro de 2018 - PAPAGAIO-VERDADEIRO

» Dezembro de 2017 - CARDEAL-AMARELO

» Novembro de 2017 - MICO-LEÃO-DOURADO

» Outubro de 2017 - TIGRE-D'ÁGUA

» Setembro de 2017 - PUMA

» Agosto de 2017 - CONDOR-ANDINO

» Julho de 2017 - JABOTI-PIRANGA

» Junho de 2017 - FURÃO

» Maio de 2017 - TIÉ-SANGUE

» Abril de 2017 - PÍTON

» Março de 2017 - LOBO-GUARÁ

» Fevereiro de 2017 - URUBU-REI

» Janeiro de 2017 - URUBU-REI

» Dezembro de 2016 - MARRECA-IRERÊ

» Novembro de 2016 - BABUÍNO-VERDE