Os Animais

Bicho do mês de Novembro de 2017

MICO-LEÃO-DOURADO

Leontopithecus rosalia

O mico-leão-dourado é um primata endêmico do Brasil, ocorre na Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro, onde habitam matas primárias e secundárias.

A cor de seus pelos varia em tons dourados. A característica deste primata é a juba, que originou o seu nome popular. Pode pesar entre 360 e 700 gramas e em média seu comprimento é de 60 cm, sendo que a cauda é metade deste tamanho. Vivem em grupos de 4 a 8 indivíduos.

Onívoros, alimentam-se de várias frutas, além de artrópodes e pequenos vertebrados. Com seus dedos compridos, ainda capturam pequenas presas em locais escondidos, como troncos de árvoes e folhagens. Nos períodos de baixa disponibilidade de frutos, eles bebem o néctar das flores.

Os micos são animais que possuem o hábito diurno, caçando e realizando outras tarefas nas primeiras horas do dia. Ao final do dia, buscam nas partes mais altas das árvores, buracos nos troncos para dormirem.

A gestação dura em média 130 dias, sendo que a fêmea dá a luz a gêmeos. Os nascimentos ocorrem geralmente nos meses de setembro e outubro, pois os recursos alimentares são mais fartos nesta estação. Todos os adultos do grupo ajudam nos cuidados necessários com os filhotes, incluindo no fornecimento de alimento.

Apesar de seu porte pequeno, é uma espécie que necessita grandes espaços de floresta para sua sobrevivênvia, sendo que cada grupo requer uma área de  aproximandamente 110 hectares.

Uma das principais ameaças ao micos é a fragmentação do habitat devido à agricultura, desmatamento e ao desenvolvimento urbano, pois gera desconexão entre os grupos, sendo prejudicial do ponto de vista genético. Outros fatores como o tráfico ilegal de animais e a competição com espécies exóticas (Leontopithecus chrysomelas e Callithrix jacchus) também ameaças eles.

O mico-leão-dourado também é um símbolo nacional no Brasil, pois foi selecionado pelo Banco Central, após uma votação pública sugerida pelo WWF, para representar a nota de R$ 20 reais.

Confira os outros meses:

» Dezembro de 2017 - CARDEAL-AMARELO

» Novembro de 2017 - MICO-LEÃO-DOURADO

» Outubro de 2017 - TIGRE-D'ÁGUA

» Setembro de 2017 - PUMA

» Agosto de 2017 - CONDOR-ANDINO

» Julho de 2017 - JABOTI-PIRANGA

» Junho de 2017 - FURÃO

» Maio de 2017 - TIÉ-SANGUE

» Abril de 2017 - PÍTON

» Março de 2017 - LOBO-GUARÁ

» Fevereiro de 2017 - URUBU-REI

» Janeiro de 2017 - URUBU-REI

» Dezembro de 2016 - MARRECA-IRERÊ

» Novembro de 2016 - BABUÍNO-VERDE